YesPets. O Portal do mundo animal.
Se desejar buscar por região,
clique no mapa ao lado.

Encontre aqui o serviço que você procura.

Clique no mapa para selecionar a região desejada.

Mais votados

Pets

Últimos animais de estimação cadastrados

Cadastre seu amigão
  • Revista
  • Artigos
  • Dicas
  • Notícias
+ Recentes
+ Lidas
Cegueira canina, como conviver e adestrar?
Artigos
05/05/2014 10h53
Cegueira canina, como conviver e adestrar?

Os cães podem ficar cegos por inúmeros motivos: doenças ou problemas congênitos, acidentes com graves traumas que resultam na perda da visão e ainda devido ao processo natural do envelhecimento. Saiba que nem tudo está perdido se o seu cão está ficando ou já é cego. Os cachorros sabem se adaptar de forma espantosa à falta de visão pois têm faro e audição muito bem desenvolvidos. Veja como lidar melhor com essa situação.

Mantenha os potes de água e comida no mesmo lugar
 
Dessa forma o cão saberá onde comer e beber. Os cães carregam uma habilidade que poderia ser comparada com a de um mapa mental nos humanos. É fundamental também não mudar o local de ele fazer suas necessidades. Os cães sabem onde fazer isso adequadamente sem que se precise lhes mostrar: para localizar o seu banheiro, eles usam o faro.

Cachorros conseguem memorizar a posição dos móveis
 
Não mude objetos de lugar nos locais onde o cachorro circula. Caso precise fazê-lo, marque os pés do móvel com algum produto perfumado: o cão perceberá pelo faro e irá desviar-se e evitar trombadas. Se em casa houver escadas, coloque algumas proteções para evitar quedas acidentais.
 
Piscina em casa? Dobre o cuidado!

Nesses casos, deixe cobertas e/ou isoladas da área aonde o animal circule, para evitar acidentes como afogamentos.

Fugas e portas abertas, cuidado!

Um cão cego pode fugir e realmente se perder em ambiente estranho. Qualquer animal que têm algum tipo de deficiência, deve possuir uma identificação especial, mostrando os cuidados que devem ser tomados caso ele se perca.

Associe sua presença com um som
 
Sempre que se aproximar de um cão cego, associe sua presença com algum barulho característico. Isso evitará sustos no caso de o cão estar dormindo, além de facilitar bastante a convivência entre você e o seu pet. Podem ser coisas simples: um chocalho, barulho de pulseiras ou um pequeno sino já ajudam o seu cachorro a sentir a sua presença.
 
Clicker - Adestramentos
 
O adestramento utilizando o método Clicker, que usa sons, pode ser muito útil nesses casos. Esse método é feito com sons emitidos e não em gestos. Procure um adestrador que oriente sobre essa forma de treinamento. 
 
Nunca pegue um cão cego de surpresa 

Ele pode assustar-se e reagir instintivamente! Também não se esqueça de avisar que o cão é cego aos outros que possam passar a mão nele de surpresa.

Lembre-se! A cegueira não é sentença de morte ou motivo para achar que a vida do cão está acabada.

 

Política de Privacidade
©Copyright 2013, Yespets Publicidade na Internet LTDA
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!