YesPets. O Portal do mundo animal.
Se desejar buscar por região,
clique no mapa ao lado.

Encontre aqui o serviço que você procura.

Clique no mapa para selecionar a região desejada.

Mais votados

Pets

Últimos animais de estimação cadastrados

Cadastre seu amigão
  • Revista
  • Artigos
  • Dicas
  • Notícias
+ Recentes
+ Lidas
Ciência dá provas dos benefícios de conviver com bicho de estimação
Artigos
12/07/2013 10h09

SÍLVIA CORRÊA
COLUNISTA DA FOLHA

Há mais de um século os benefícios decorrentes do convívio com animais de estimação são alvo da ciência.

Em 1860, a britânica Florence Nightingale, "mãe da enfermagem moderna", sugeriu que se permitisse a observação de pássaros para distrair pacientes acamados. Foi uma das primeiras referências ao uso terapêutico de animais de companhia.

Da teoria à prática, passaram-se décadas. Nos anos 1980, um grupo de enfermeiros acompanhou pacientes cardiopatas e percebeu que acariciar um cão os ajudava a manter em níveis desejáveis a pressão arterial e as frequências cardíaca e respiratória.

Se o cão fosse do doente, o efeito era mais duradouro. Depois da alta, os que tinham bichos em casa viveram, em média, um ano a mais.

Foi o primeiro estudo publicado em uma revista médica documentando que a posse de animais pode contribuir para a prevenção de doenças. E abriu espaço para uma avalanche de questões: Ajudaria em todas os casos? Em todas as idades?

Em 2002, médicos colocaram aquários em clínicas de repouso dos EUA e avaliaram o impacto da medida sobre a nutrição de 62 idosos com Alzheimer. A maioria passou a comer mais e ganhou peso.

Quatro anos depois, pesquisadores levaram cães para visitar 25 crianças e adolescentes submetidos a um pós-operatório doloroso. Após os encontros, houve uma significativa redução na percepção da dor entre os jovens.

Aos poucos, a ciência tem dado provas do que qualquer dono de cachorro nunca teve dúvida: eles combatem nosso estresse, reduzem nossa hipertensão, driblam nossa ansiedade, amenizam nossas dores e controlam nosso colesterol. Alguma dúvida de que melhoram nossa saúde?

Fonte: FOLHA DE S. PAULO

 

 Quer sugerir um artigo ou escrever para nós? Envie para redacao@yespets.com.br

Política de Privacidade
©Copyright 2013, Yespets Publicidade na Internet LTDA
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!