YesPets. O Portal do mundo animal.
Se desejar buscar por região,
clique no mapa ao lado.

Encontre aqui o serviço que você procura.

Clique no mapa para selecionar a região desejada.

Mais votados

Pets

Últimos animais de estimação cadastrados

Cadastre seu amigão
  • Revista
  • Artigos
  • Dicas
  • Notícias
+ Recentes
+ Lidas
Entrevistamos o presidente do Clube Brasileiro do Gato. Confira!
Artigos
16/08/2013 09h54
Gerson Alves Pereira - Presidente do CBG

da Equipe YesPets 

Gerson é um arquiteto, que tem gatos há quase 20 anos, Juiz Internacional pela Federação Internacional Felina (FIFE), conhece muito bem as raças e hoje é o presidente do Clube Brasileiro do Gato, que neste final de semana realizará a 144a e 145a Exposições Internacionais de Gatos de Raça.

Veja mais detalhes na entrevista exclusiva que fizemos com ele abaixo:

YesPets - Gerson, você hoje é o Presidente do Clube Brasileiro do Gato, conte-nos como foi esse processo.

Gerson - Foi um processo de continuidade. Comecei a criar gatos há quase 20 anos atrás. Tive um primeiro contato com gato de raça num ambiente de exposição e interessado, comecei a observar como eram feitos os processos de exposição, do show e da criação dos gatos. Com o passar do tempo, fui conhecendo mais e mais estes processos, fui me envolvendo com as pessoas, com os organizadores, ajudando na montagem, e com meus conhecimentos de arquiteto passei a fazer o lay-out da exposição. Entrei em contato com pessoas fora do país, inclusive para convidar juízes e quando eu percebi, estava envolvido de tal forma que no momento era a pessoa mais indicada para assumir a presidência do Clube.

YesPets – O Gatil PaxDeorum é seu e sabemos que é um criador reconhecido. A qual raça você se dedica?

Gerson - Eu comecei criando gatos da raça persa. Hoje eu trouxe um gato de raça pêlo curto que é o burmês. Sou o único criador da América Latina.

A minha intenção em trazer um gato de raça diferente é que exatamente como presidente do Clube, posso estar promovendo a categoria de gatos de pelo curto e proporcionar o conhecimento de outras raças, despertando o interesse das pessoas por outros tipos de gatos. Pois a historia da Gatofilia no Brasil se confunde com os gatos da raça persa, nós somos um país que cria em especial, a raça persa. Nos últimos dez anos é que estamos diversificando, mas os gatos de pelo curto ainda continuam com pouca atenção.

Fui atrás dos melhores criadores de burmeses da Europa, fui buscar gatos de qualidade excepcional, porque eles tinham que chegar ao Brasil  e ganhar a atenção, impactar nas exposições e mostrar que são grandes campeões ao lado dos persas que brilham muito.

Eu trouxe um gato que ao participar da Primeira Exposição ganhou o título de melhor gato do ano, batendo todos os persas. Chamou a atenção, as pessoas notaram, sabem hoje o que é um burmês, que é pelo curto, e tem   detalhes especiais.

As pessoas achavam que só o pêlo longo brilhava e era mais atraente. Mas na verdade o pêlo longo é mais  trabalhoso de se manter e não significa que o gato tem uma qualidade melhor.

YesPets - Como é o temperamento do burmês e do persa?

Gerson - Foi uma grande e grata surpresa selecionar o burmês, uma raça que tem uma vida social muito humana. Eles convivem com o ser humano de igual para igual, recebem as visitas na porta, convivem com as pessoas onde elas estão, não são gatos medrosos que se escondem pela casa quando chega alguém. Eles convivem, interagem são mais ativos que os persas, mas não são extremamente ativos, não desgastam o relacionamento.

O grande sucesso da raça persa se deve ao temperamento. Não existe raça mais pacata, mais tranquila do que um persa. Realmente é muito sociável, adaptável ao ambiente e vida social do homem, ao conviver dentro de casa e afazeres do dia a dia, está sempre conosco, aceita o nosso carinho. O limite dele é maior em tolerar ficar no colo, pentear, escovar e dar banho.

YesPets - Qual a atividade do Clube?

Gerson - O Clube Brasileiro do Gato neste ano, em setembro, faz 41 anos. Foi um trabalho de formiguinha, mês a mês, ano a ano, reconstruindo a opinião da sociedade sobre o gato.

O gato sempre teve uma personalidade e comportamento comentados pela sociedade sempre de uma forma mística e diferente de um cachorro. Diz-se que ele é um animal mais independente, que não gosta das pessoas, gosta apenas do lugar onde vive e que é interesseiro. Existem muitos ”mitos”, e o Clube vem trabalhando nesta desmistificação há tempo. E enxergamos nitidamente que hoje vivemos uma época em que estes mitos estão sendo quebrados e o gato vem se tornando um objeto de atenção por todos, principalmente pela indústria pet, porque descobriu nele um elemento com potencial de crescimento.

Hoje as pessoas estão sabendo o que é um gato. Conhecem e sabem que existem várias raças com vários tamanhos e temperamentos. Raças de pelo curto, pelo longo, sem pelo, com aspecto mais exótico, outros com  aspecto mais selvagem e isso faz com que eles invistam mais em produtos para atender o gato.

Sem falar que na sociedade atual, no mundo de hoje em que o homem tem muito menos tempo, muito menos espaço, mora em apartamentos pequenos, passa o dia inteiro fora trabalhando, vive mais sozinho, as pessoas se casam mais velhas e tem famílias menores. Exatamente por todo stress de hoje o ser humano precisa de uma quantidade maior de exercício de afeto e o pet preenche essa lacuna na vida do homem com quem faz seu exercício diário de afeto. Dá e troca carinho, dá comida, enfim sua preocupação diária.

O gato por ser mais independente, pode ficar o dia todo no apartamento. Ocupa pouco espaço, não precisa levar para passear, ele usa uma *liteira, a manutenção dele é mais simples e vem ocupando espaço como o pet do século 21, e esse é o grande fator com que hoje somando tudo isso o gato está crescendo tanto.

*liteira (a caixa de areia para fazer suas necessidades)

YesPets - Fale-nos sobre a próxima Exposição.

Gerson - O Clube Brasileiro do Gato, faz quatro exposições por ano. As exposições estão sempre divulgadas no site http://www.clubebrasileirodogato.com.br , e a próxima vai acontecer agora nos dias 17 e 18 de agosto, na Sociedade Hispano Brasileira. É um Clube localizado no Ipiranga, nós usamos o salão nobre e fica na Rua Ouvidor Portugal, 541.

É uma exposição plasticamente muito bonita, muito bem montada e decorada. Temos presente cerca de 20 raças diferentes, 300 gatos inscritos e 100 criadores. São números bastante expressivos para a Gatofilia Brasileira hoje em dia. A entrada é franca, as pessoas podem ir, passar no sábado, no domingo, visitar, conhecer e perguntar.

Para quem gosta e quer aprender mais, vai aproveitar bem.

 

Quer sugerir um artigo ou escrever para nós? Envie para redacao@yespets.com.br

Política de Privacidade
©Copyright 2013, Yespets Publicidade na Internet LTDA
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!