YesPets. O Portal do mundo animal.
Se desejar buscar por região,
clique no mapa ao lado.

Encontre aqui o serviço que você procura.

Clique no mapa para selecionar a região desejada.

Mais votados

Pets

Últimos animais de estimação cadastrados

Cadastre seu amigão
  • Revista
  • Artigos
  • Dicas
  • Notícias
+ Recentes
+ Lidas
Maior parte da água do planeta é usada para produção de carne bovina
Artigos
07/07/2014 10h23
Maior parte da água do planeta é usada para produção de carne bovina

via ANDA

O ano de 2013 ficou marcado como o mais seco já registrado em diversas partes do mundo. Uma reportagem da One Green Planet cita o exemplo da Califórnia, uma das regiões que teve em 2013 o ano de maior seca de toda a sua história. Um reservatório principal fora de Sacramento foi reduzido de 83 para 36 % de sua capacidade em apenas dois anos. No Vale Central, 3.100 km² de terras estão afundando a uma taxa de 27 cm por ano a partir da perfuração de águas subterrâneas. E a medida anual do degelo de Sierra Nevada indica que o fim não está à vista.

Nesses tempos de seca, governos, como ocorre atualmente em São Paulo, encorajam as pessoas a reduzir o uso de água no cotidiano, não tomando banhos longos e não lavando carros e quintais. No entanto, não é nisso que está o maior consumo e desperdício de água. A notícia, que já não é surpreendente, é que mais de 80% do suprimento de água designada para uso humano é utilizada na agropecuária. Segundo a reportagem, parte dessa água é usada para colheitas de vegetais, mas a maioria vai para a plantação de alfafa.

E por que alfalfa? Pois é o que se usa para alimentar bovinos criados e explorados para consumo humano e que, só na Califórnia, contabiliza uma população de cerca de 5,2 milhões de animais. A reportagem comenta que é assombroso o volume de água utilizado para produzir um vegetal para engordar vacas que irão ser mortas para uma dieta ambientalmente destrutiva, da qual não precisamos.

De acordo com um estudo feito pela Mekonnen and Hoekstra, são necessários 15000 litros de água para produzir um quilo de carne bovina; 5900 litros para um quilo de carne de suínos, e 4300 litros para um quilo de carne de aves. Um grupo de estudos da Universidade da California declara que são necessários 1000 litros de água para produzir um litro de leite.

*as unidades de medida foram adaptadas. 

Apesar das informações da reportagem serem baseadas em dados da Califórnia, a seca atual é problema mundial. Conforme a mudança climática aumenta e as fontes de água secam, essa cena é vista igualmente em todo o planeta. No entanto, a solução é muito acessível: uma dieta à base de vegetais reduz o consumo de água em mais de 60%.

A crueldade envolvida na exploração de animais para consumo humano já deveria ser motivo suficiente para que as pessoas deixassem de consumir produtos de origem animal. Agora, com a seca que assola o mundo e parece algo sem volta, talvez a mudança na alimentação venha se impor de maneira mais contundente mesmo sobre aqueles que não consideram os direitos animais como fator preponderante.

 

Fonte: Rainforest Action Network

Política de Privacidade
©Copyright 2013, Yespets Publicidade na Internet LTDA
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!