YesPets. O Portal do mundo animal.
Se desejar buscar por região,
clique no mapa ao lado.

Encontre aqui o serviço que você procura.

Clique no mapa para selecionar a região desejada.

Mais votados

Pets

Últimos animais de estimação cadastrados

Cadastre seu amigão
  • Revista
  • Artigos
  • Dicas
  • Notícias
+ Recentes
+ Lidas
Os cães e o tempo
Artigos
06/09/2013 16h47
Os cães e o tempo

da Equipe YesPets 

Dizem que os cães sabem contar o tempo. Eles sabem quando é hora de ir para uma caminhada, comer e dormir, e quando receber seu dono na porta - tudo isso sem ninguém avisar. Como os cães sabem contar o tempo?

Comecemos com a forma como os seres humanos contam o tempo, para que possamos ter uma noção mais precisa de como os nossos cães conseguem fazê-lo.
Os seres humanos contam o tempo usando o relógio e a memória episódica, que tem como função o armazenamento de informações sobre histórias pessoais localizando-as no espaço e no tempo específicos. Mas os cães não fazem isso. No entanto não significa que eles fiquem presos a qualquer situação.

Os cães são capazes de serem treinados com base em eventos passados e ensinados a antecipar eventos futuros com base em experiências passadas. Isso é ótimo, mas ainda não responde a nossa pergunta: Como é que os cães contam o tempo?

Uma forma de medir isso é por quanto tempo que você fica longe do seu pet.
Estudos mostram que os cães exibem maior carinho para com seus donos se eles forem separados por longos períodos de tempo. Como a quantidade de tempo aumenta, o mesmo acontece com a excitação dos cães. Isto não é nenhuma surpresa para os donos pois a maioria dos caninos ficam animados com o retorno do dono do castelo, especialmente após longas ausências. Mas estes estudos também são importantes porque mostram que os cães são capazes de reconhecer e responder a diferentes períodos de tempo.
Os cães contam o tempo em um nível mais biológico.
Eles podem usar os osciladores circadianos - oscilações diárias de hormônios, temperatura corporal e atividade neural - e saber quando o alimento provavelmente atingiu a tigela ou quando os proprietários estão próximos a voltar do trabalho. Em vez de lembrar quanto tempo passa entre as refeições ou o tempo em que elas são dadas, os cães reagem a um estado biológico. E eles reagem da mesma forma todos os dias para esse estímulo.

Em outras palavras, os seus corpos dizem, e eles simplesmente sabem que é hora de jantar, deitar ou ir para a caminhada.

Alguns especialistas acham que um cão possui a capacidade de monitorar quanto tempo se passou desde a última caminhada ou alimentação.

Em suma, os cães podem saber o tempo com base nos eventos em suas vidas. Eles não têm a capacidade de recordar o tempo baseado em lembranças do passado, mas sim com base em eventos, como comer e andar.

Uma das primeiras coisas que são ditas quando temos um cão é: - crie uma rotina de treinamento mais fácil. Leve seu cão para passear e ao mesmo tempo, alimente-o e leve-o à mesma hora todos os dias.Você poderá argumentar que os humanos treinam seus cães para "contar e saber o tempo" quando estabelecem uma rotina.
Qualquer proprietário de animal irá dizer-lhe que, se você alimentar o seu cão ou gato em um determinado momento do dia, o animal vai começar perseguindo a tigela de comida no momento adequado do dia. Eles são muito bons em reconhecer intervalos de tempo específicos como  três horas desde a última caminhada, mas não conseguem lembrar o tempo como uma dimensão que se estende para o passado.

 

Quer sugerir um artigo ou escrever para nós? Envie para redacao@yespets.com.br 

Política de Privacidade
©Copyright 2013, Yespets Publicidade na Internet LTDA
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!