YesPets. O Portal do mundo animal.
Se desejar buscar por região,
clique no mapa ao lado.

Encontre aqui o serviço que você procura.

Clique no mapa para selecionar a região desejada.

Mais votados

Pets

Últimos animais de estimação cadastrados

Cadastre seu amigão
  • Revista
  • Artigos
  • Dicas
  • Notícias
+ Recentes
+ Lidas
Por que os papagaios falam?
Artigos
01/08/2013 14h29
Por que os papagaios falam?

Uma das características mais fascinantes dos Papagaios é a sua capacidade de "falar". Ninguém consegue ficar indiferente quando um destes simpáticos animais começa a falar ou a cantarolar uma melodia conhecida. Então como é que podemos encorajar um papagaio a falar? Será muito difícil? Existirão algumas técnicas que possam ser utilizadas para facilitar a aprendizagem?

Embora todos os papagaios tenham uma habilidade natural para imitar sons, nem todos o farão. Depende de vários factores, mas à partida a sua predisposição genética joga a seu favor.

Porque é que os papagaios falam?

A capacidade de fala do papagaio, está relacionada com a sua natureza gregária. Para além de terem uma grande longevidade (os papagaios chegam a durar 50 anos), a sua vida é caracterizada por uma forte componente social. Os papagaios selvagens jovens aprendem a imitar as vocalizações especificas dos seus progenitores. As aves repetem os sons que aprenderam quando brincam, comunicam uns com os outros ou quando se juntam para afastar um inimigo, o que contribui para reforçar os laços de família. Os papagaios também aprendem sons específicos para comunicar com outras aves for a do seu circulo "familiar", como amigos ou parentes afastados.

Quais são os sons que são imitados com mais facilidade?

As preferências vocais variam de espécie para espécie. Os papagaios cinzentos gostam de assobiar e de reproduzir "efeitos especiais". Os papagaios da Amazónia são óptimos cantores. As Araras podem aprender de tudo um pouco desde que as frases sejam curtas. A maioria das catatuas tem um tom de voz similar, agudo, conseguindo imitar com facilidade frases curtas.

Ensinando o seu pássaro a falar

Para ensinar eficazmente o seu pássaro, terá de falar de uma forma clara e consistente. Como é que gostaria que o seu pássaro disse-se "Bom dia querido!"? Provavelmente de uma forma clara e melodiosa. É precisamente dessa forma que terá de falar com o Louro. Para começar, escolha um conjunto de duas palavras simples e repita-as de forma melodiosa para o seu papagaio. Desta forma, as probabilidades dele aprender e tentar imitar o que ouve serão maiores.

Associação positiva

Tente associar as palavras que quer ensinar ao seu pássaro com coisas que ele gosta. Desta forma encoraja-o a aprender e repetir o que ouviu. Pense em coisas que o seu papagaio gosta de fazer. Entre as actividades preferidas das aves contam-se a hora da refeição, comer guloseimas ou brincar. Fale com ele, repetindo a frase ou palavra que lhe quer ensinar, quando estiver num destes momentos. Rapidamente ele vai aprender a dizer o que lhe ensina, pois sabe que em troca recebe uma guloseima ou um pouco de brincadeira.

De pequenino?

A maioria dos especialistas concorda que a melhor altura para ensinar uma ave é quando ela é ainda muito jovem. Tal qual as crianças, os papagaios bebés são como esponjas, absorvendo toda a informação que conseguem captar. Embora possam não estar ainda aptos a reproduzi-las, começam a absorver as frases ou melodias que costumam ouvir com frequência. Adopte a estratégia de associação positiva e repita o que lhe quer ensinar durante a hora da refeição ou durante as brincadeiras. O processo é moroso, por isso é provável que tenha de esperar alguns meses até obter os primeiros resultados. No entanto durante o período em que ainda é demasiado jovem para o imitar ele vai estar a absorver as frases que repete. O tempo que despende agora com ele, será mais tarde recompensado. Quem sabe o Louro lá de casa não se tornará no próximo Pavarotti!

Imagem: http://www.woophy.com/

Fonte: http://www.tutomania.com.br/

 

Quer sugerir um artigo ou escrever para nós? Envie para redacao@yespets.com.br

Política de Privacidade
©Copyright 2013, Yespets Publicidade na Internet LTDA
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!